Futebol

“Quando Zaidu chegou disse que queria ser o melhor do mundo”

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

João Henriques, ex-treinador do Santa Clara deu uma longa e interessante entrevista ao ZeroZero sobre o novo lateral esquerdo dos dragões.

O treinador fala com propriedade pois foi aquele que melhor potenciou as suas qualidades e o colocou na montra do futebol europeu.

Aqui vamos citar algumas das frases/ideias que considero mais importantes, mas caso queira ler a entrevista completa podes ver aqui! Vale a pena!

Zaidu é um jogador cheio de ambição e isso mesmo deu a provar, mal pisou os terrenos açorianos, para vestir a camisola do Santa Clara, como João Henriques relatou, quando convidado a falar sobre a maturidade do jogador e se estava pronto para tamanho salto:

Isso faz com que falemos de um dos traços de personalidade do Zaidu, que é um miúdo irreverente e que, por outro lado, muito descontraído. Ele joga na Luz ou no Dragão, contra aquelas equipas, como joga em casa contra o Aves ou na rua com os amigos. É igual para ele. Esse atrevimento, essa irreverência, naturais do jogador africano, e que não é irresponsabilidade, até porque é um miúdo muito educado e com princípios, tudo isso faz com que eu ache que ele está preparado. Ele chega a ser tão ingénuo que nos disse, no início da época, que queria ser o melhor jogador do mundo, ao que lhe respondi «Epá, isso é muito bom, mas já pensaste jogar primeiro na primeira liga? E a seguir ires à seleção da Nigéria?», ao que ele disse «Ah, é verdade, a seleção…» [risos] Ele tem estas coisas, que mostram como ele é.”

Zaidu tem na sua velocidade a sua principal arma, no entanto o técnico Ribatejano explica que Zaidu também é muito forte no cruzamento, sendo que ainda tem de melhorar a tomada de decisão:

É um jogador que, pela sua velocidade, marca desde logo a diferença. Com ou sem bola. Aliás, ele com bola chegou a atingir os 35 km/h, o que não é fácil encontrar. É a característica que mais o difere dos outros. Para além disso, é um jogador que foi evoluindo naturalmente, pois tem muita margem de progressão, nomeadamente no critério, pois ele já tinha um cruzamento muito bom, tenso, mas por vezes sem o critério para passar de um cruzamento para uma assistência. Começou a tê-lo, à medida que fizemos com que ele pensasse mais o jogo e fizesse menos as coisas por instinto. Melhorou muito ao longo da época nisso que costumamos chamar de passe para golo em vez de cruzamento.”

Não obstante o natural entusiasmo em ver o seu ex-pupilo chegar ao campeão nacional, o treinador natural de Tomar colocou água na fervura, mostrando que Zaidu tem um grande caminho a percorrer. Pelo meio, fez uma comparação curiosa com outro lateral dos azuis e brancos:

Ele não tem o nível do Alex Telles, isso é claro. Mas, fazendo agora uma comparação, acho que ele é mais jogador para o FC Porto do que o Manafá, porque as características podem ser idênticas, mas ele tem mais para dar, mais margem de crescimento. Se calhar, quando o Manafá foi para o FC Porto, também ninguém pensaria que ele ia jogar tanto como tem jogado.”

Por fim, destaco o momento em que o jornalista do ZZ pergunta como ele acha que Zaidu vai reagir perante um treinador tão exigente quanto Sérgio Conceição. A resposta é, no mínimo, curiosa…

Eu peguei muito no pé dele, fui muito chato com ele, fui terrível para ele. Era um dos alvos de constante crítica construtiva. E ele aguentou-se com isso. Já vai calejado. Obviamente, eu e o Sérgio temos personalidades diferentes e formas de trabalhar diferentes, mas o Zaidu passava semanas a ouvir-me. A certa altura, até vinham colegas dizer «Ó mister, está sempre em cima do Zaidu», e eu dizia «É para bem dele». Eu sabia que, se ele crescesse em determinados aspetos, ele ia lá. Na época anterior, só se ouvia «Kaio, Kaio, Kaio», e foram 3,5 milhões para o Santa Clara [ndr: Kaio Pantaleão transferiu-se em 2019 para o Krasnodar]. Agora, só se ouvia «Zaidu, Zaidu, Zaidu», e foram mais quatro milhões. Percebendo as distintas realidades de FC Porto e Santa Clara, João Henriques ainda assim reforçou a forte capacidade de encaixe e de superação de críticas do lateral nigeriano: Claro que a exigência não tem nada a ver e o treinador não vai tolerar o mínimo erro, mas acho que ele tem capacidade, porque ele nunca foi abaixo com qualquer crítica, e o que ele quer é reagir logo.

É destes jogadores que gostamos, trabalhadores, humildes e com o foco apenas em aprender e crescer.

Acredito que possas ser uma interessante surpresa ZAIDU!

Agora é contigo! BOA SORTE!

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

 

 

Deixe o seu comentário: