Futebol

Entrada de pé direito na Europa

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

A aventura além-fronteiras da AJM/FC Porto não podia ter começado de melhor maneira. De volta ao Dragão Arena e às lides internacionais para defrontarem as vice-campeãs neerlandesas, as detentoras do título nacional impuseram-se pela margem máxima e bateram o Apollo 8 por 3-0. A segunda mão dos 32 avos de final da Taça Challenge disputa-se dia 30 de novembro em Borne.

A viver uma série de cinco vitórias consecutivas nas competições internas e a dispor do plantel na máxima força, a formação da casa começou por tirar as medidas às forasteiras – apostadas em dar trabalho a Joana Resende – e só cavou distância significativa durante a fase decisiva do set inaugural. Do 17-13 em diante, o comando da contenda não mais fugiu e o 1-0 surgiu ao 25-20.

Teoricamente favoritas e com boas memórias da campanha transata – marcada pela memorável eliminação do Olympiacos na Taça CEV, a prova seguinte no panorama europeu -, as comandadas de Rui Moreira entraram com tudo no segundo parcial, alcançando rapidamente uma vantagem confortável muito graças à capacidade concretizadora do quarteto de atacantes composto por Kyra Holt, Tia Jimerson, Clarisse Peixoto e Renatinha.

Já com uma mão cheia de ases a pender para o lado da casa (contra apenas um) e outra a indicar a superioridade portista no placard eletrónico (8-3), o 2-0 ficou selado à primeira tentativa por 25-17 quando a diferença chegou a ser de dez pontos (23-13). Com o jogo na mão, a AJM/FC Porto não o deixou fugir: arranque morno da terceira partida e troca de líderes no marcador até ao 10-9. Daí em diante só deu Porto e foi em velocidade cruzeiro que as Bicampeãs de Portugal garantiram o triunfo imaculado (25-18).

“Acima de tudo acho que assumimos a responsabilidade de sermos favoritos nesta eliminatória da mesma forma que, se formos longe nesta prova, estaremos aqui a assumir que o jogo será disputado ou que o adversário terá algum favoritismo. Sabíamos que, na teoria, éramos superiores ao adversário mas que nunca seria um jogo fácil. Tínhamos que o demonstrar em campo e esse foi o primeiro ponto positivo, o de trazer para o jogo a responsabilidade de mostrar que somos melhores”, declarou Rui Moreira após o apito final.

Segue-se uma receção ao SC Braga a contar para o Campeonato Nacional e agendada para as 17 horas de sábado no Centro Luso-Venezolano (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-APOLLO 8, 3-0
Taça Challenge, 32 avos de final, 1.ª mão
22 de novembro de 2022
Dragão Arena

Árbitros: Katarina Cepinova (Inglaterra) e Gloria Souto Jiménez (Espanha)

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Klára Vyklicka, Janaína Vieira, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renatinha, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira

APOLLO 8: Pippa Molenaar e Noa Krikhaar (líberos); Lisa Louwrink, Charlotte Haar, Marit Zander, Jorieke Bodde, Lotte van Der, Marije ten Brinke, Elyne Nijhuis, Eline Rohaan, Carlijn Koebrugge, Rianne Vos, Jette Kuipers e Roos Wessels
Treinador: Thijs Oosting

Parciais: 25-20, 25-17 e 25-18

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do FC Porto

Deixe o seu comentário: